Mac D'oro Comercial Ltda.
tel / fax: 18 3528.3536

 
 
 
 
A macadâmia é uma planta originária da Austrália. Foi trazida para o Brasil na década de 30, mas apenas a partir da década de 90 passou a ser bastante procurada pelas indústrias, o que incentivou os agricultores a investirem mais no cultivo.

Atualmente o maior produtor mundial é a Austrália seguida pelo Havaí, e na sequência pela África do Sul, Kênia, Guatemala, Brasil e Costa Rica. O Brasil tem condições de solo e clima para vir a se tornar futuramente um dos maiores produtores mundiais. No Brasil está sendo cultivada principalmente nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para muitos “gourmets” a macadâmia é a melhor das nozes, a mais deliciosa, a mais elegante que se pode saborear. Por isso é considerada a mais nobre das nozes.

A utilização da noz de macadâmia pela indústria é muito ampla. Ela pode ser aproveitada para uma infinidade de produtos. Ao natural é excelente na preparação de pratos doces e salgados, enriquecendo o recheio de tortas, acompanhamento de carnes, na fabricação de sorvetes, etc (Vide Receitas) . Ultimamente tem se destacado muito pelo seu aproveitamento nas indústrias de chocolate. No Brasil ela é mais consumida torrada e salgada como petisco e na forma de aperitivos. É utilizada também, em menor escala, na indústria de cosméticos e como óleo comestível.

A noz macadâmia é um alimento de alto valor nutritivo e muito saudável. Entre os principais benefícios para a saúde podemos destacar: Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no organismo colaborando para a redução do mau colesterol, o LDL (lipoproteínas de baixa densidade). Ajuda no bom funcionamento dos intestinos, e seu óleo tem ação de rejuvenescimento. Estudos feitos em universidades do Havaí e da Austrália indicam que a macadâmia favorece a redução do colesterol, de riscos de ataques cardíacos e de hipertensão.

Atualmente os EUA são os principais consumidores de macadâmia, consumindo aproximadamente 60% da produção mundial. Em seguida vem o Japão, seguido por alguns países europeus como a Alemanha e a Espanha.

O plantio de noz macadâmia colabora enormemente para a preservação do meio ambiente devido ao reflorestamento, pois são árvores bastante frondosas que podem atingir até 15 metros de altura.

Há diversas variedades de macadâmia. Tem as que produzem bastante e as que produzem pouco. Tem variedades que produzem frutos grandes, outras frutos médios e outras que produzem frutos pequenos. Em algumas variedades os frutos são de ótimo paladar e em outras de paladar ruim. Há variedades em que os frutos caem ao chão quando prontos para serem colhidos e as que os mesmos ficam retidos no pé , sendo preciso derrubá-los para a colheita, etc....

São árvores de vida longa, para mais de 100 anos, sendo que pelo menos até os 40 anos mantem um bom nível de produção.

A noz de macadâmia possui uma casca externa chamada carpelo, uma segunda casca muito resistente de cor marrom, e no seu interior a noz de forma arredondada e branca. O carpelo é retirado na propriedade agrícola por máquinas chamadas descarpeladores. A segunda casca, muito mais resistente, é retirada somente nas industrias de processamento com a utilização de máquinas especiais restando a noz que é então processada para o consumo.